Por dentro da Redação do Portal Terra com Edson Rossi


Cláudio Amaral (*)

Quem fechou os olhos e se deixou levar pelas palavras mansas – mas ao mesmo tempo firmes – de Edson Rossi, certamente se sentiu dentro da Redação do Portal Terra, centralizada na Torre Norte de um imponente e sofisticado edifício da Avenida das Nações Unidas, na zona sul da Capital paulista. Tal qual acontece com quem lê com vagar e degusta cada frase escrita por Gay Talese em O Reino e o poder, a respeito do The New York Times, não por acaso o “Manual de Redação” do diretor de Conteúdo de um dos quatro maiores portais de notícias em operação no Brasil.

Edson Rossi esteve conosco por duas horas na manhã de quarta-feira, 25/11, no último Por dentro da Redação de 2009. Ele e sua inteligência, simplicidade, experiência e sinceridade de longos anos de jornal diário, revistas de sucesso e há um ano como comandante em chefe da Redação do Terra.

Cada vez mais grisalho, mas ainda assim exibindo uma vasta cabeleira, Edson Rossi contou a todos que foram ao Centro Cultural Vivo, na zona sul da Capital paulista, quais são, segundo o Ibope, os portais de notícias com maiores audiências no Brasil: UOL com 27 milhões de visitantes por mês, iG com 23 milhões, Terra com 22 milhões e Globo.com com 21,7 milhões.

E contou mais a uma platéia formada basicamente por profissionais de comunicação coorporativa:

· Um terço da população brasileira – algo em torno de 68,5 milhões de pessoas – está na Internet, segundo dados do IAB-Brasil.

· A Internet é cada vez mais popular. Foi acessada por 39% da classe C em 2008 e poderá atingir 45% até o final do ano. Na classe AB, os internautas foram 76% no ano passado e poderão ser 80% em 2009.

· Com 24h48 minutos por mês, o Brasil continua sendo o País que mais acessa Internet no mundo, graças, principalmente, a adoção da banda larga: 83% das conexões em 2008.

· Em faturamento publicitário, a mídia que mais cresce no Brasil é... a Internet: 44% em 2008, em comparação com 2007.

· Nos primeiros oito meses de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, a verba publicitária investida na web cresceu 22,62%.

· Ainda assim, a fatia do bolo publicitário que cabe ao setor é pequena: apenas 4% de R$ 987 milhões. Até o final do ano esse volume poderá crescer 30% e o percentual chegar a 4,2%, de acordo com dados do IAB-Brasil.

· O Terra surgiu nos anos 1980, em Porto Alegre, como provedor de Internet. Mas, como a receita de acesso está em queda livre, há dois anos os acionistas decidiram que praticamente tudo vai ser aberto, gratis, na web, e que a publicidade pagará a conta. Se algo for cobrado, será no setor musical.

· Rossi está na direção de Conteúdo do Terra há um ano e comanda uma equipe de 112 pessoas, a maioria jornalistas e baseada em Porto Alegre, São Paulo e Brasília, pela ordem.

· Essa equipe edita cerca de 1000 notícias por dia, de segunda a sexta-feira. A minoria – algo em torno de 10% – é resultado de produção própria. Os outros 900 textos têm origem, em proporções parecidas, nas agências de informações contratadas, em gente que não está no Terra (como os 120 parceiros externos, como Caras, por exemplo) e em escuta (acompanhamento de tudo que está na Internet, principalmente nos blogues, que ganham cada vez mais importância).

· Três jornalistas da equipe de Rossi passam o dia checando informações enviadas por internautas, chamados de “Você Repórter”.

· Vida & Estilo é a editoria que mais usa informações de assessorias de imprensa, mas o ideal é que sejam exclusivas.

· Os convites para almoços são bem-vindos entre os editores do Terra, mas é preciso levar em consideração de que 100% da equipe é dedicada a colocar notícias no ar, o tempo todo.

· O que dá dinheiro na web? Edson Rossi não tem dúvida: informação de qualidade, porque só entretenimento não gera faturamento.

· O Terra acredita tanto em qualidade e exclusividade, que recentemente contratou o blogueiro Fabiano Rampazzo para viajar por 25 aeroportos brasileiros usados pela Azul. Ele não podia sair de aeroporto algum (excepcionalmente quando foi expulso pelo Infraero do Santos Dumont e teve que correr para o Galeão) e tinha a obrigação de testar todos os equipamentos e serviços colocados à disposição dos passageiros. Tudo com uma verba máxima de R$ 50,00 por dia.

· No Terra TV trabalham 40 pessoas que não respondem ao diretor de Conteúdo.

· Apesar da longa e árdua jornada de trabalho que cumpre diariamente na Redação do Terra, Edson Rossi continua ensinando Jornalismo no ABC paulista e em Campinas.

· O diretor de Conteúdo do Terra é contra o diploma e a favor de escolas que ensinem Jornalismo de qualidade.

O Por dentro da Redação com Edson Rossi foi intermediado por Rita Gallo, representou a quarta etapa do ciclo e a próxima será em fevereiro de 2010.

(*) Cláudio Amaral clamaral@uol.com.br especial para o J&Cia de 2/12/2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma aula inesquecível

Eduardo Martins, o Mestre

A cobertura policial nos tempos de Ramão Gomes Portão