BandNews FM, a rádio que busca atrair os jovens com jornalismo de qualidade e diferenciado



Cláudio Amaral (clamaral@uol.com.br) especial para o J&Cia

Ele tem apenas 32 anos e é diretor de Jornalismo da BandNews FM desde o início das atividades da emissora, há cinco anos. Tem sob seu comando aproximadamente 150 jornalistas e no mínimo dois nomes dos mais respeitados da imprensa brasileira: Ricardo Boechat (âncora das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira) e Boris Casoy (âncora das 17h20 às 19h). Tem mais: a difícil missão de produzir conteúdo que convença jovens a partir de 18 anos a ouvir rádio, seja no dial ou numa das outras muitas plataformas disponíveis desde a invenção da Internet e do telefone móvel.

Ele é André Luiz Costa, paulista de Penápolis, na região de Araçatuba, a 480 quilômetros da capital. Participou da criação da primeira rede de emissoras de FM exclusivamente jornalística do Brasil, 24 horas por dia, de domingo a domingo.

André foi o convidado do Por Dentro da Redação, na última 5ª.feira (29/4) pela manhã, no auditório da Livraria da Vila da Alameda Lorena, nos Jardins. E, no papel reverso de fonte, respondeu perguntas do entrevistador Theo Carnier e do público presente durante quase duas horas.

Começou explicando o objetivo da BandNews FM: “Estabelecer, nos principais mercados do País, a primeira rede de emissoras FM com programação jornalística 24 horas, que se torne referência número 1 entre ouvintes de 25 a 49 anos na divulgação ágil de notícias relevantes e na formação de opinião”.

Acrescentou que a BandNews FM está no ar desde o dia 20 de maio de 2005 em São Paulo (96,9), Rio de Janeiro (94,9), Belo Horizonte (89,5) e Porto Alegre (99,3). Em 8 de agosto daquele mesmo ano começou a operar em Salvador (99,1). Em 2 de janeiro de 2006, em Curitiba (96,3). Em 19 de junho, em Brasília (90,5). Em 6 de outubro, em Campinas (106,7). E agora, em 29 de março de 2010, em Ribeirão Preto (96,7 FM).

Confidenciou que a expansão da rede está sendo negociada tanto no Interior paulista quanto em outros Estados do Norte e do Nordeste, sendo que em cada praça nova abre mercado de trabalho para cerca de 20 profissionais de Jornalismo. E só na central, no Morumbi, em São Paulo, tem 40 jornalistas. A eles se somam outros 30 colunistas como José Simão, Mônica Bergamo, Dora Kramer e Marcelo Duarte, que ficam no ar no máximo por três minutos.

Faz parte da diferenciação editorial da rede um jornal completo a cada 20 minutos, com espaços padronizados para notícias, prestação de serviço e opinião. Os âncoras se revezam a cada jornal, operando a mesa de transmissão, unindo a força jornalística do AM com a dinâmica, o alto-astral e a modernidade do FM. Ao lado de André estão três chefes de redação e oito âncoras só na cabeça da rede, em São Paulo.

Uma das frases preferidas de André é “atualização, sim; fechamento, não”. Outra é que “hoje, cada um tem uma tarefa básica na redação, para o funcionamento da programação (edição, produção), mas todos têm habilidade e treinamento para atuar em qualquer cargo, seja editar e apresentar um jornal, fazer uma reportagem, uma entrevista, etc.

A audiência é medida pelo Ibope, a quem 60% dos ouvintes de rádio FM na faixa de 25 a 49 anos dizem se lembrar em primeiro lugar da BandNews FM. Mas a emissora tem também seu próprio termômetro de aferição de audiência e de repercussão de seu conteúdo, que são o SMS, os e-mails, os telefonemas e outros mecanismos de interação com o público surgidos com as mídias sociais.

Aos jornalistas presentes à sétima edição do Por Dentro da Redação, André garantiu que os jornalistas da BandNews FM estão absolutamente abertos às sugestões dos assessores de imprensa, nunca deixam de receber os colegas e que não acredita em quem diz não ter tempo.

Os jornalistas da BandNews FM têm mais um desafio, além dos muitos que o dia a dia reserva a eles: tratar os assuntos – todos – de forma que os ouvintes entendam.

Com CNPJ e estrutura próprios, a BandNews FM inovou também no que se refere à “voz padrão do rádio”. Até a criação da rede de emissoras de FM do Grupo Bandeirantes, a “voz padrão do rádio” era, em geral, masculina; desde o dia 20/5/2005 o padrão feminino passou a ser também uma realidade, por meio da BandNews FM, onde tem mais mulheres do que homens no ar.

Outra inovação introduzida pela rede: entre 60% e 70% da equipe vieram de outras mídias, como jornal, revista, internet e até de assessoria de imprensa. O objetivo tem sido o de buscar novos talentos entre os jornalistas de todas as plataformas para oferecer aos ouvintes uma programação jornalística diferenciada, atraente, com uma linguagem e um estilo jovem, capaz de atrair inclusive pessoas jovens que não estavam habituadas a usar o rádio para se informar.

A quem perguntou se a BandNews FM tirou ouvintes das demais emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio, André garantiu que não. E explicou que cada emissora tem o seu público, tanto na AM quanto na FM. Nem por isso, os recursos materiais foram duplicados. Tanto que o helicóptero que cobre o trânsito, por exemplo, é o mesmo para todos os veículos; e as informações de trânsito são obtidas com a equipe da Sul América Trânsito FM, rádio do grupo especializada nesta cobertura.

A aqueles que desejaram saber de André se falta algo no rádio do Brasil, ele disse que, se pudesse, traria quadros da Rádio Nacional da Espanha que contam muito da vida real dos personagens jornalísticos, e o ritmo acelerado das rádios de notícia americanas, algo, aliás, próximo do ritmo que eles já conseguiram imprimir na BandNews FM.

As novidades? Sim, André anunciou para o período da Copa do Mundo a transferência da cabeça de rede para a África do Sul, as transmissões dos jogos do Brasil em rede com a Bandeirantes AM e programas e boletins com repórteres próprios desde o território africano.

Quem deseja fazer contato com André tem duas alternativas: o endereço eletrônico alfcosta@band.com.br e o telefone 11-3131-4206.

3/5/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma aula inesquecível

Eduardo Martins, o Mestre

A cobertura policial nos tempos de Ramão Gomes Portão