Por quê? CRÔNICAS DE UM QUESTIONADOR e Um lenço, um folheto e a roupa do corpo, os dois livros de autoria de Cláudio Amaral, têm condições especiais para os quem curte e acompanha o blogue Aos Estudantes de Jornalismo





Por quê? CRÔNICAS DE UM QUESTIONADOR é o segundo livro do Jornalista e Biógrafo Cláudio Amaral, que já trabalhou em jornais como O Estado de S. Paulo, Grupo Folha de S. Paulo (UOL + Agência Folha), Correio Brasiliense e Jornal do Brasil. O primeiro foi o romance Um lenço, um folheto e a roupa do corpo, publicado em 2016.

Essa segunda obra de Cláudio Amaral reúne as 100 primeiras crônicas de um total de quase 400 escritas pelo autor desde 2007. Todas retratam o dia da Capital paulista, do Estado de São Paulo e do Brasil. E homenageiam algumas pessoas conhecidas e outras nem tanto. Entre elas está Paulo César Bravos. Ele foi Repórter Fotográfico de profissão, mas também autor de sambas enredo para diversos carnavais paulistanos e, mais que isso, foi ciclista amador e pedalou muito pelas nossas perigosas vias públicas. Tanto que acabou sofrendo um acidente na noite de 7/11/2007 e veio a falecer no dia 6/1/2008, no Hospital Paulistano, no bairro paulistano do Paraíso.

Além de Paulo César Bravos – que é figura principal de pelo menos seis crônicas escritas por Cláudio Amaral e incluídas em Por quê? CRÔNICAS DE UM QUESTIONADOR – o livro contém “crônicas que revelam o olhar do autor, descritas com perfeição e detalhamento até excessivo na apresentação da obra”, segundo a analista de literatura e editora Laura Bacellar. Segundo ela, “o texto é muito agradável e fácil de ler”. E mais: “Sob o aspecto formal, o léxico utilizado é bom, simples e direto, o que confere elegância e fluência ao texto”. 

Por isso, Laura Bacellar entende que “quem começa tem curiosidade em passar para a próxima crônica, e os assuntos são sempre acessíveis, apresentados pelo viés assumidamente pessoal do autor”. Laura arremata assim a análise a respeito de Por quê? CRÔNICAS DE UM QUESTIONADOR: “Em algumas crônicas, as situações prosaicas do cotidiano provocam empatia, em outras, assuntos universais, como a incomunicabilidade, a falta de polidez e afeto nas relações sociais, convidam a alguma reflexão”.

Serviços

Por quê? CRÔNICAS DE UM QUESTIONADOR tem miolo com 264 páginas, orelhas e capas coloridas. Cada exemplar custa R$ 38,00 e o pagamento pode ser via 341 Banco Itaú Unibanco S.A.. O livro foi produzido pela SGuerra Design (São Paulo, 2017) e impresso na Meta Impressão e Soluções Digitais (Cotia, SP). A comercialização é feita diretamente pelo autor e os pedidos podem ser feitos pelo telefone (+11) 9 9995-7621 ou pelo correio eletrônico clamaral@uol.com.br. A retirada, a combinar com o próprio autor, pode ser pessoalmente. A remessa, se necessária, será feita pelos Correios, mediante uma tarifa de R$ 12,00, com código de rastreio, que garante o recebimento pelo adquirente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma aula inesquecível

Eduardo Martins, o Mestre

A cobertura policial nos tempos de Ramão Gomes Portão