O QUE NÓS TEMOS A VER COM OS JORNALISTAS?


Essa mensagem é dirigida a vocês todos que nesta sexta-feira (09/02/2018) foram convidados por mim a curtir a página que dirijo Aos Estudantes de Jornalismo.

Por quê? Porque penso que todos nós – Jornalistas ou não – temos algo a ver com essa profissão maravilhosa que escolhi como minha nos anos 1960. Profissão que abracei exatamente no dia 1º de maio de 1968. Foi naquela data, na minha pequena e querida Adamantina, no Interior de São Paulo, que fiz a primeira reportagem como futuro profissional do Jornalismo.

Hoje, passados 50 anos, me sinto motivado a perguntar a todos vocês: quais as lembranças que lhes veem à mente quando és convidado a ter contato com uma página como essa?
1) Se você é Jornalista, como eu, as lembranças são, por exemplo, as vivências que tivestes no dia a dia da nossa profissão. Seja como foca (aprendia de Jornalista), como repórter, como correspondente local, como editor...
2) Se você atua numa outra profissão, seja qual for, até porque todas são dignas e merecem nosso respeito, certamente tens algo a nos contar. O primeiro contato com um Jornalista, por exemplo. Como foi? Quem provocou esse primeiro contato: você ou ele, o Jornalista? Qual o meio utilizado: telefone, correio eletrônico, Skype, mídia social? E como e por que isso aconteceu: o Jornalista queria simplesmente uma informação sua ou desejava fazer uma entrevista?

IMPORTANTE: o q’eu desejo que vocês me relatem, por escrito, e da forma que quiseres, é as suas experiências; sempre pensando naquilo que elas poderão ser úteis Aos Estudantes de Jornalismo.

POR QUÊ?
Porque um Advogado Amigo me contou, certa vez, que se sentiu nervoso quando um Jornalista de O Estado de S. Paulo, onde trabalhei nos anos 1960 e 1970, ligou pra ele e perguntou: o que você tem a dizer a respeito da Operação Lava Jato?
2)      Porque um Médico, especializado em neurocirurgia, me contou, momentos antes de me operar, que havia recebido uma mensagem, via correio eletrônico, indagando: como você vai extrair o tumor que encontrou na cabeça deste seu paciente?
3)      Porque um Cirurgião Dentista do meu círculo de amizade me disse, numa das muitas vezes que sentei na cadeira do consultório dele, que um repórter de televisão ligou a ele via Skype e disparou, sem rodeios: você é contra ou a favor dos implantes dentários?
4)      Porque um motorista de taxi que me presta serviços me disse outro dia, enquanto levava a mim e a minha esposa ao GruAirPort, em Guarulhos (SP), que um repórter de rádio apareceu no ponto dele, na Aclimação, e perguntou: como está o movimento de passageiros e qual tem sido as consequências dos constantes preços dos combustíveis para os taxistas?

Por tudo isso, e muito mais, tenho certeza de que todos nós temos boas histórias para contar Aos Estudantes de Jornalismo, ou seja, a aqueles universitários que logo mais estarão buscando postos de trabalho em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, agências de notícias e assessorias de imprensa.


Sou grato a todos vocês que se dispuserem a contar suas experiências Aos Estudantes de Jornalismo.

Comentários

Cláudio Amaral disse…
De: papima@paulus.com.br
Enviada: Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018 07:58
Para: clamaral@uol.com.br
Assunto: O QUE NÓS TEMOS A VER COM OS JORNALISTAS?

Claudio, Bom dia

Parabéns pela iniciativa. Suscitar debate entre os jornalistas faz sempre bem.

Embora não seja jornalista, aprecio todo o jornalista livre, não sei se existe, se existe, são poucos.

Olhando para alguns chamados jornalísticos de uma determinada emissora: “O Brasil que queremos”.

Veja que há uma seleção, discriminada, tendenciosa. O chamado é inteligente, mas que pena que o Brasil não vê os verdadeiros apelos.

Um abraço

Pe. Mário Pizzeta - Paróquia Santo Inácio de Loiola - Vila Mariana - SP (SP)

Postagens mais visitadas deste blog

Uma aula inesquecível

Eduardo Martins, o Mestre

A cobertura policial nos tempos de Ramão Gomes Portão