A excomunhão
Plínio Vicente da Silva(*)
Lá pelo final dos anos 50 do século
passado, depois de um período internado no Pavilhão Fernandinho da Santa Casa
de Misericórdia de São Paulo, voltei para a casa de meus pais. Na tranquilidade
de uma pequena fazenda nas cercanias da vila de Guatapará, às margens do rio
Mogi Guaçu, passei a me recuperar de algumas cirurgias ortopédicas para a
correção de sequelas deixadas pela pólio.
Nessa quadra da minha vida, aproveitando
o tempo de internação, já fizera a primeira comunhão. Então, junto com uma
enorme esperança de voltar a andar, levei para casa o aprendizado do Catecismo
católico, ensinado por padres e freiras, tempo em que ele era ainda ministrado
quase todo em latim.
Logo que me acomodei, minha mãe, já
sabendo que eu tinha razoável conhecimento dos sacramentos da Igreja Católica
Apostólica Romana, me intimou a rezar uma novena para Nossa Senhora Aparecida.
Estava em débito com a santa de sua devoção por ter recebido a graça de ver
curado um panarício nos dedos das duas mãos. Mais tarde, bem mais tarde, quando
o problema se repetiu e parecia não ter solução, veio a saber por um médico,
que acabou por livrá-la da enfermidade, que tudo fora consequência do uso
continuado de sabão em barra, caseiro, que dona Alice fabricava com sebo bovino
e uma grande quantidade de soda cáustica.
Minha mãe lavava todos os dias uma enorme
quantidade de roupa das famílias mais remediadas da vila. O dinheiro não era lá
grande coisa, mas esse era o jeito de ela ajudar na minguada renda doméstica,
quase toda sustentada pelas mãos calejadas de um heroico e incansável roceiro
caipira, seu Benedito, meu pai.
Essa incursão pelas novenas, puxando o
terço e cantando o Kyrie eleison; Christe eleison; Kyrie
eleison, acabou mudando minha vida. Bastaram apenas três noites
de oração para eu ganhar o apelido de padre. De repente choviam convites para
que minha mãe mandasse o filho beato às casas das suas clientes a fim de
ministrar a prática da fé católica. Deixei-me levar pelo inebriamento e a
popularidade me empolgou, me subiu à cabeça, pois era algo incomum um moleque
como eu era transformar-se assim de repente num líder religioso.
A ebulição dos acontecimentos me levou de
tal forma a uma posição de respeito e credibilidade que pouco tempo depois eu
já comandava todas as novenas da vila. Requisitado diariamente para rezar o
terço, atendia não só as famílias da área urbana como também aquelas que viviam
nas fazendas. O sucesso foi tamanho que não me contive e fui além da mera
função de rezador. Passei a ministrar os sacramentos do batismo, casamento,
crisma e até extrema-unção! Eu era visto como um fenômeno, pois abusava das
palavras em latim e enrolava todo mundo com frases como Gloria
in excelsis Deo, dominus vobiscum, omnipotens, habeas misericordiam
nobiscum, ignoscas nobis peccata nostra et conducas nos ad vitam aeternam...
Anos depois, terminada a construção da
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o bispado de Ribeirão Preto mandou para
Guatapará frei Vitório, seu primeiro pároco. Qual não foi seu espanto, que
depois virou desespero, quando soube das minhas estripulias como falso padre.
Não deu outra: teve reparar aos olhos da Igreja toda a m... que eu fizera.
Depois disso, preferiu se calar e deixar de lado suas diatribes acerca das
minhas aventuras sacerdotais.
E assim foi por três anos, até que uma
mãe foi à igreja para marcar o batismo do filho. Frei Vitório quis saber onde
ela se casou e diante da resposta – o casamento fora feito pelo padre Plínio –
aí ele explodiu de vez e botou para fora toda a raiva que guardara. Pouco
depois ele apareceu lá em casa e comunicou a dona Alice a decisão de pedir ao
bispo minha excomunhão, tamanha a gravidade dos atos que eu praticara. Minha
mãe chorou, pediu perdão, disse que eu me emendara e que estava agora em
Ribeirão Preto trabalhando como jornaleiro e aprendiz de jornalista. E que uma
excomunhão acabaria com qualquer chance de eu conseguir alguma coisa na vida.
Frei Vitório não arredou pé. Manteve sua decisão, que seria levada ao bispo em
carta e na cerimônia da Crisma, marcada para três meses depois, certamente o
chefe da Diocese anunciaria o meu castigo: expulsão das fileiras da Igreja
Católica Apostólica Romana.
Num final de semana de folga fui visitar
minha família e minha mãe, fula e colérica, só faltou dar-me uma das suas
famosas surras ao informar sobre a decisão do frei. Não levei muito a sério,
cheguei mesmo a zoar com meus amigos, lembrando que eu seria o único
excomungado em toda a região do vale do médio rio Mogi Guaçu e que isso não era
pouca coisa. Na verdade, eu era um jovem irresponsável, para quem um título
como aquele poderia, inclusive, me tornar ainda mais popular na pequena vila.
Bom, a história acabou bem diferente.
Frei Vitório não conseguiu minha excomunhão com dom Luís do Amaral Mousinho,
que desde 12 de março de 1952 era bispo de Ribeirão Preto, nomeado pelo Papa
Pio XII.
Um fato inusitado me salvou e impediu que minha mãe enfrentasse a
vergonha de ver seu filho expulso da sua religião.
Já há algum tempo eu morava e trabalhava
em Ribeirão Preto, a convite do saudoso jornalista Marcial Fernandes, que vira
em mim um lampejo de sucesso na profissão e me levara opara estagiar no O
Diário, jornal da família Romano. Não fiquei muito tempo por lá e
comecei a fuçar redações de rádios e de outros jornais em busca de uma
oportunidade.
A manhã em que o chefe da diocese iria à
vila ministrar a Crisma e sacramentar minha exclusão era também a de visita à
minha família. Foi então que decidi pedir carona a Orestes Lopes de Camargo,
dono do jornal A
Cidade, com quem fizera amizade, embora ele não me tenha dado
emprego. Sabia que naquele dia ele visitaria a vila para um encontro político
e, aproveitando a ocasião, bondoso que era, aceitou dar carona a dois amigos,
um jovem deficiente e um velho de batina.
Figura bonachona, de uma simpatia
irresistível, Orestes foi apanhar-me com seu velho Ford na casa em que eu
morava, na rua Barão de Cotegipe, bairro da Vila Tibério. Ao entrar dei de cara
com o bispo. No caminho, dom Luís lhe contou que durante a cerimônia da Crisma
atenderia ao pedido do pároco da vila e pela primeira vez iria excomungar
alguém.
Seu Orestes, a quem eu contara todas as
falcatruas religiosas que praticara na minha vida pregressa de falso padre, me
olhou de soslaio, encarou seu amigo bispo com seu sorriso matreiro e disse
enfaticamente:
- Não vai não. O sujeito que você
pretende excomungar é este meu amigo aqui. Ele não merece esse castigo, pois
tudo o que fez foi por amor a Deus e ao próximo.
Chegamos, fui rapidamente em casa, mas
voltei logo à igreja, curioso com o que estaria por acontecer. Terminada a
cerimônia do sacramento, frei Vitório ficou na expectativa de ver o bispo
iniciar uma outra, aquela em que ele iria anunciar minha excomunhão. Veio o
interminável beija-mão e quando se levantou, ele abençoou a todos e se preparou
para ir embora. Parado na porta do velho Ford, seu Orestes zombava da cena e
eu, ao seu lado, buscando proteção. Quando o bispo já ia em direção ao carro,
frei Vitório o questionou sobre a excomunhão. Dom Luís abriu um sorriso,
pôs-lhe as mãos nos ombros e disse apenas:
- Esqueça, meu filho. Tudo foi feito em
nome de Deus, com inocência e sem malícia.
P.S.: Na madrugada de 3 de outubro de
1990, terminada a apuração dos votos que elegeram Ottomar Pinto primeiro
governador do recém-criado Estado de Roraima, tive uma surpresa inesquecível.
Estava numa roda jornalistas com Alberto Helena e Sérgio Blakanos, com que
trabalhara no Jornal da Tarde em São Paulo e que vieram a Boa Vista comandar o
marketing da campanha do João Lyra, ex-sogro de Pedro Collor, candidato ao
Senado, quando me foi apresentado o advogado da coligação, trazido de Manaus.
Espantado, Vitório Cestari me reconheceu, contou que fora padre em Guatapará e
revelou a história da excomunhão. Foi uma gozação geral. Entretanto, minha
vingança foi rápida. Perguntei-lhe por que ele havia fugido, deixando a Igreja
de Nossa Senhora do Carmo sem nenhum tostão para ser advogado na capital
manauara...
*O autor é jornalista em Boa Vista (RR). plinio.vsilva@hotmail.com (publicado originalmente no eXtadao: https://www.facebook.com/groups/sou.eXtadao)
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