Como você convive com a timidez?
Cláudio Amaral (*)
Muitos profissionais têm dificuldade para se comunicar.
A propósito, a consultora Eunice Mendes sugere cinco dicas para enfrentar a timidez e a tensão na frente de um entrevistado, por exemplo:
· Assuma o medo: é muito importante reconhecer e identificar o porquê desses medos e inibições perante as pessoas;
· Vire o jogo: crie objetivos para superar os medos e determine o tempo para concretizar o plano;
· Substitua hábitos negativos por hábitos positivos: procure se valorizar, participar mais da vida social;
· Peça ajuda: acompanhe um profissional mais experiente para aprender mais, observe as pessoas e aprenda com elas;
· Descubra-se: invista em seu autoconhecimento.
Como ampliar o relacionamento
No livro “Marketing de Serviços”, da editora Pearson Prentice Hall, os autores Christopher Lovelock e Jochen Wirtz, sugerem que empresas e profissionais aprofundem o relacionamento com as fontes.
“Uma estratégia eficaz para criar vínculo mais forte com as fontes é aprofundar o relacionamento por meio de pacote conjugados de serviços e/ou relacionamentos cruzados. Bancos, por exemplo, gostam de vender o máximo possível de produtos financeiros para uma conta ou domicílio. Tão logo uma família tenha sua conta corrente, cartão de crédito, conta poupança, e assim por diante no mesmo banco, o relacionamento é tão profundo que trocar torna-se uma ação complicada e é improvável, a menos que, é claro, o cliente fique extremamente insatisfeito com o banco”.
Como manter contato com suas fontes
· Banco de dados: tenha informações atualizadas sobre suas fontes. Crie um arquivo com nome completo, endereço, telefone, e-mails e informações sobre o histórico. Anote, por exemplo, o que, quanto e como ele costuma falar.
· Banco de dados: tenha informações atualizadas sobre suas fontes. Crie um arquivo com nome completo, endereço, telefone, e-mails e informações sobre o histórico. Anote, por exemplo, o que, quanto e como ele costuma falar.
· Canais de comunicação: descubra qual é a melhor forma de se comunicar com cada fonte. Verifique se ela prefere falar com você por telefone, e-mail ou fax e estabeleça os melhores meios de comunicação com cada uma.
· Fale coisas interessantes: só envie informações que possam realmente interessar à fonte. Não tome o tempo de cada uma com telefonemas desnecessários.
(*) Cláudio Amaral é Master em Jornalismo para Editores pela Universidade de Navarra/Espanha, turma de 2003)
19/6/2006 22:43:59
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