O que os estudantes devem fazer para entrar no mercado

Cláudio Amaral

“Estudante tem de ir entrando no mercado (de trabalho) progressivamente, com orientação das escolas e dos professores e com incentivo do mercado”.

A opinião é de Eduardo Ribeiro, diretor da publicação eletrônica de maior sucesso entre os jornalistas brasileiros: Jornalistas&Cia.

Em entrevista que concedeu por e-mail e com exclusividade ao blogue Aos Estudantes de Jornalismo, nesta quinta-feira, 28/2/2008, o criador do informativo semanal produzido pela M&A Publicações e Eventos com o apoio da Embraer, Gerdau, Odebrecht, Santander, SP Turismo, Vivo e Volkswagen e transmitido pelo software FastMailSystem, acrescentou: “O problema é que estamos longe dessa situação ideal e muitas vezes, na ânsia de querer essa aproximação, o estudante acha que ao freqüentar ambiente profissional poderá estar suprindo essa carência”.

Para Eduardo Ribeiro, “como na maioria dos casos o estudante não é uma pessoa preparada, sua presença nesses ambientes (profissionais) não traz os resultados esperados, fazendo com que o tiro saia pela culatra”.

Ribeiro deu o seguinte exemplo para ilustrar o que afirmava: “Em nosso congresso, por exemplo, não incentivamos a presença de estudantes porque a experiência nos mostrou, quando isso aconteceu, que não funciona”.

Por que, Edu?

“Eles (os estudantes de Jornalismo) têm uma outra necessidade de saber, que não é o mesmo dos profissionais. E quando se misturam, os dois saem perdendo – claro, num ambiente tipicamente profissional. Nesses casos, optamos por aceitar um ou outro estudante indicado, para participar na condição de observador”.

Feito este preâmbulo, Eduardo Ribeiro respondeu a cinco perguntas que formulamos a ele em nome do blogue Aos Estudantes de Jornalismo:

1) O J&Cia é feito também para os futuros jornalistas ou apenas para quem já está no mercado?

O foco é o profissional e por isso o informativo traz predominantemente informações de interesse do profissional formado e circula no ambiente profissional.

2) Você tem conhecimento de algum estudante de jornalismo que lê, regularmente, o J&Cia.?

Temos um que com certeza lê todas as edições: nosso estagiário, Luiz Anversa, que está no quinto semestre de Jornalismo, no Mackenzie.

3) O J&Cia. tem alguma mensagem para os estudantes de jornalismo?

Eu, pessoalmente, tenho participado eventualmente de palestras em algumas universidades e nessas participações sempre insisto em que aqueles que querem ter sucesso na carreira devem ter um posicionamento altivo desde o início, na aproximação com o mercado. Penso que estudante deve evitar ao máximo ir às empresas pedir emprego. Essa sensação de pedinte é uma coisa que incomoda demais os profissionais do mercado, que, sem tempo e sem vagas, se fecham cada vez mais para o acesso da meninada. O meu conselho é que os estudantes tentem definir o que querem da profissão, pensem em projetos e, aí sim, procurem as empresas. Veja só como isso muda tudo: ao invés de pedir algo, eles vão às empresas oferecer uma idéia, um projeto, uma matéria, seja lá o que for.

4) Por que, na sua opinião, os estudantes de jornalismo devem ler o J&Cia.?

Sinceramente, não sei se devem ou não ler, mas ao ter acesso ao informativo certamente eles vão ter informações preciosas do que está acontecendo no mercado que escolheram para freqüentar.

5) Existe, ou um dia existirá, um programa de incentivo para que os estudantes de jornalismo leiam o J&Cia.?

Não pensei nisso. Penso que ações com os estudantes e as universidades precisam ser muito bem planejadas e pensadas e o meu perfil é de atuação no mercado profissional. Acho que tem pessoas muito mais gabaritadas e competentes do que eu, em nosso universo profissional, para fazer coisas para estudantes.

28/2/2008 20:10:50

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